Luto pelo Japão

Luto pelo Japão
日本は、私たちはあなたのために祈っている!

sábado, 26 de março de 2011

Cresce temor de radiação no Japão após acidente com operários

Trabalhadores sofreram queimaduras tentando resfriar os reatores da usina nuclear e os temores de vazamento voltaram a assustar.


Temores de vazamento radioativo voltaram a assustar o Japão nesta sexta-feira, depois que trabalhadores sofreram queimaduras tentando resfriar a usina nuclear japonesa danificada por um terremoto, enquanto o governo mostrou-se confuso sobre a ampliação da área de isolamento em torno do local afetado.

O primeiro-ministro Naoto Kan, em sua primeira declaração pública sobre a crise nuclear em uma semana, disse que a situação no complexo de Fukushima, 250 km ao norte de Tóquio, "não estava nem perto do ponto" de ser resolvida.

"Estamos fazendo esforços para impedir que fique pior, mas não podemos ser complacentes", disse ele a repórteres. "Devemos continuar com a guarda alta."

Os comentários refletiram uma ponta de preocupação do Japão após alguns dias de progresso, ainda que lento, na contenção de vazamentos radioativos causados pelo terremoto devastador e o tsunami que atingiram Fukushima duas semanas atrás.

Mais de 10 mil pessoas foram mortas e 17.500 continuam desaparecidas em consequência do desastre, de acordo com as últimas cifras da polícia. Mas mesmo estes números foram ofuscados pela possibilidade de uma destruição catastrófica da usina nuclear.

O governo japonês estimulou dezenas de milhares de pessoas vivendo num raio de 20 a 30 quilômetros de Fukushima a se retirarem, mas garantiu que não está ampliando a área isolada de 20 km.

A China disse que níveis de radiação excessivamente altos foram detectados em dois viajantes japoneses que chegaram ao seu território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário