Luto pelo Japão

Luto pelo Japão
日本は、私たちはあなたのために祈っている!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Internacional - Terremoto no Japão 13/03 às 21h08 - Atualizada em 13/03 às 21h42 Mortos por terremoto e tsunami no Japão chegam perto de 1,6 mil

Nas últimas horas deste domingo, as autoridades do Japão elevaram para quase 1,6 mil o número de mortos pelo terremoto e pelo tsunami gerado por ele na última sexta-feira. De acordo com o canal de televisão NHK, mais 643 mortes foram confirmadas na província de Miyagi, que foi a mais devastada pelos tremores 9 graus de magnitude, elevando o número de vítimas para 1.596. Além disso, mais de 10 mil pessoas continuam desaparecidas.

Na província de Fukushima, onde existe o risco de uma contaminação radioativa por causa do escapamento de vapor radioativo de uma usina nuclear, quase 400 mil habitantes foram retirados da região e 100 mil militares e socorristas de 70 países trabalham no local. As autoridades locais também seguem na busca por mais de mil moradores desaparecidos.

Os edifícios de algumas cidades litorâneas foram praticamente destruídos. Na cidade de Sendai, as equipes de resgate continuam trabalhando com dificuldade e encontrando corpos.

Em Miyagi, a província mais afetada pelo sismo, acredita-se que existam cerca dez mil mortos. Só em Minamisanriku, localidade litorânea da prívincia, 9,5 mil pessoas ainda não foram localizadas.

Segundo a agência local Kyodo, a apuração oficial dos mortos não incluiu outros 600 corpos que foram localizados nas províncias de Miyagi e Iwate, ambas no litoral do Pacífico. Os números oficiais falam de mais de 20,8 mil edifícios destruídos e que 450 mil japoneses tiveram que ser evacuados de suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário