Luto pelo Japão

Luto pelo Japão
日本は、私たちはあなたのために祈っている!

sábado, 12 de março de 2011

Nível de radioatividade diminui após acidente nuclear

Nível de radioatividade diminui após acidente nuclear, diz Japão
Níveis de radioatividade vem diminuindo, informou governo à AIEA.
Usina foi danificada por conta do tremor de magnitude 8,9 na véspera.

Do G1, com agências internacionais
imprimir

O governo do Japão informou à Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidas que houve um início de aumento da radioatividade após o acidente na central de Fukushima 1, no nordeste do país, neste sábado (12), mas que os níveis "vem diminuindo nas últimas horas".

De acordo com a AIEA, autoridades japonesas informaram que a explosão na central nuclear de Fukushima ocorreu fora da área de conteção primária.

"A empresa que opera a unidade, Tokyo Eletric Power, confirmou que a área de contenção está intacta", diz um comunicado.

O acidente nuclear ocorrido neste sábado (12) na central de Fukushima 1, no nordeste do Japão, foi avaliado no nível 4 numa escala que vai até 7, segundo a Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão.

A explosão na usina foi decorrência do forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa do país na véspera, gerando um tsunami devastador e mais de cem fortes réplicas.

A preocupação em relação à possibilidade de contaminação nuclear persiste, apesar de o governo japonês ter tranquilizado a população em relação às consequências do desastre.

De acordo com a AIEA, o governo do Japão eu início à retirada de cerca de 140 mil pessoas da área próxima à usina. Estima-se que 110 mil pessoas já deixaram a área num raio de 20 km próxima a uma das usinas.
saiba mais

* Lembre os principais acidentes nucleares ocorridos desde 1979
* Entenda os riscos de acidente radioativo
* Risco à saúde pública é baixo, diz OMS

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, o acidente em Three Mile Island, nos EUA, em 1979, ficou no nível 5, e o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, no grau 7 da INES (Escala Internacional de Eventos Nucleares).

Na escala, o nível 0 corresponde à ausência de anomalias, e o 7, a um acidente grave. No nível 4, o envento já pode ser considerado um "acidente".
mapa usina fukushima (Foto: Arte G1)

A explosão que fez com que parte do prédio que comporta o reator número 1 derretesse. No entanto, o governo afirmou que o exterior do reator não foi danificado e pediu que a população local mantenha a calma.

Ainda assim, as autoridades ordenaram a retirada dos habitantes a um raio de 20 km da usina.

O porta-voz do Estado, Yukio Edano, acrescentou que a radiação no local havia "diminuído bastante" após a explosão.

Rússia se previne
O premiê da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a verificação dos planos de emergência na zona oriental do país, apois o incidente na usina japonesa, informou a agência de notícias Ria-Novosti.

O primeiro-ministro falou sobre o assunto numa reunião com o titular da Energia Igor Setchine, com o responsável pela agência russa de energia nuclear Rosatom, Serguei Kirienko, e que contou com a participação do vice-ministro das Situações de Emergência, Rouslan Tsalikov.

As autoridades russas, no entanto, mostram-se tranquilas em relação à possibilidade de poluição radioativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário